Crise deflagrada pela pandemia do coronavírus promove a união de produtores de eventos

Atualizado: 27 de Mar de 2020

Impedidos de trabalhar devido as medidas protetivas para evitar o avanço da COVID-19, profissionais do segmento da cultura e entretenimento aproveitam o tempo livre para debater assuntos inerentes ao mercado de eventos e discutir estratégias para reerguer o setor; Associação Mineira de Eventos e Entretenimento se movimenta para ajudar o segmento


O setor cultural, que emprega mais de 5 milhões de trabalhadores e é responsável por 2% do PIB brasileiro está parado. Foi um dos primeiros e mais impactados pela crise desencadeada pela pandemia do coronavírus e a situação caótica já é evidente. Com as medidas protetivas que incluem o isolamento social e a proibição da aglomeração de pessoas, todos os eventos planejados para a acontecer nos meses de março e abril foram adiados. Com isso, empresas a profissionais que atuam na área da cultura e entretenimento viram suas receitas despencarem e o tempo que seria destinado às produções se tornar ocioso.


Com o lema #JuntosSomosMaisFortes, a Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (AMEE), criada pouco antes da explosão da pandemia do coronavírus, realiza ações que visam promover a integração entre os profissionais do segmento e debater sugestões para ajudar a reerguer o setor. Quando os eventos começaram a ser cancelados por recomendações das autoridades de saúde e decretos publicados pelo Governo, os integrantes da entidade já começaram a se movimentar para discutir sobre os desafios que começariam a surgir.


Uma campanha está sendo divulgada pela associação para conscientizar o público do impacto social que o pedido de reembolso de ingressos causará. A entidade tenta fazer com que as pessoas que compraram ingressos para eventos que foram adiados optem não pedir o estorno por guardar os tickets até a definição da nova data. Esta iniciativa ajudará na sobrevivência de empresas que empregam milhares de profissionais dependem da renda gerada na indústria do entretenimento.


Para integrar os profissionais do setor e difundir conhecimentos durante este período de isolamento social, a AMEE tem realizado lives no Instagram @amee_oficial com nomes de destaque do segmento, como produtores de grandes artistas, organizadores de festivais, atores, produtores de teatro e outros. Estas transmissões ao vivo são feitas de forma informal, mas não deixam de fora o caráter educativo, com pautas e perguntas previamente elaboradas e espaço aberto para perguntas dos espectadores. Os temas variam desde a repercussão da COVID-19 na área até dicas de educação financeira.

69 visualizações0 comentário

© Associação Mineira de Eventos e Entretenimento 2020 | Layout Mariana Viana